Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Comissão de Saúde do Trabalhador relata na Câmara seus 10 anos de atuação

Publicado em 07/10/2020 às 17:16 - Atualizado em 07/10/2020 às 17:16

 

Embora a vasta programação que estava programada para acontecer em 2020 pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e pelo Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba não esteja sendo realizada conforme programado em função da pandemia do coronavirus, a CISTT dá andamento a algumas atividades. Uma delas foi a participação do integrante da Comissão, Jair Schüler, na tribuna da Câmara de Vereadores, em sessão de terça-feira (6), presidida pelo vice-presidente Luiz Vastres, em comemoração aos 10 anos de criação da CISTT.

    De acordo com Schüler, a CISTT tem duas linhas principais de ação, que são o levantamento de dados e o debate permanente com a sociedade com temas que estejam ligados a prevenção e a redução do número de acidentes de trabalho, com o objetivo de propor políticas públicas que consigam eliminar ou pelo menos diminuir o número de acidentes e doenças ocupacionais. A cada ano a comissão realiza um grande seminário que debate temas diferentes como saúde mental, construção civil, assédio moral e saúde e segurança nos dias atuais, por exemplo. Segundo Schüler, nestes 10 anos de atuação da CISTT as maiores conquistas foram a redução recente do número de acidentes e mortes na construção civil e a melhor conscientização do trabalhador e do empresário.

Ele citou ainda a importância da criação e aprovação pela Câmara, do projeto de Lei que instituiu o Abril Verde no município de Joaçaba. O Abril Verde é uma campanha destinada à conscientização e orientação sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O representante da CISTT agradeceu aos vereadores pelo apoio e pela oportunidade de abordar o tema ‘Segurança e Saúde do Trabalhador’ na tribuna da Câmara de Vereadores e expor a todos um pouco da história da CISTT no município de Joaçaba.

06-10-20