Saúde dos Olhos é abordada na tribuna da Câmara

Publicado em 27/11/2019 às 16:54 - Atualizado em 27/11/2019 às 16:57

A Saúde dos Olhos foi o tema abordado na Tribuna Popular em sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba de terça-feira (26). O vice presidente Regional da Sociedade Catarinense de Oftalmologia  e  Paula Kleber, assessora técnica  da Associação, estiveram na casa legislativa . Dados apresentados revelam que 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados e podem resultar em perda de oportunidade de educação e emprego, baixa produtividade e comprometimento da qualidade de vida. A cegueira pode resultar das doenças mais conhecidas como miopia, hipermetropia, astigmatismo, glaucoma, retinose pigmentar e retinopatia diabética.

Porém, segundo Paula, a falta de atendimento especializado, um diagnóstico precoce e o uso de óculos sem receita médica, especialmente aqueles adquiridos por camelôs, também são fatores relevantes que colaboram para comprometer a saúde dos olhos. Este é justamente um dos motivos pelos quais a Sociedade Catarinense de Oftalmologia se mobiliza para combater a ação de profissionais não médicos, que indevidamente atendem à população.

“Um dos objetivos da Associação é firmar parcerias (convênios) entre prefeituras e oftalmologistas para a realização de consultas a preços populares e demais procedimentos necessários”, reiterou Paula ao também ressaltar a importância de que o atendimento oftalmológico seja incluso na atenção básica do Sistema Único de Saúde- SUS.

Paula a Stock estiveram na Câmara atendendo a um convite feito pelo vereador Diego Bairros que considera o tema de extrema relevância e que é necessário trazer o debate para a comunidade através da participação na tribuna da Câmara. Maiores informações sobre convênios com a Sociedade Catarinense de Oftalmologia podem ser obtidas com Paula pelo fone 49 9- 9194-9401.

27-11-19