Vereadores aprovam projeto de lei para implantação de ‘Escola Inovadora’

Publicado em 07/11/2019 às 18:30 - Atualizado em 07/11/2019 às 18:32

Entre as aprovações ocorridas em sessão de quarta-feira (6), na Câmara de Vereadores de Joaçaba, a que gerou maior debate foi referente ao projeto de lei nº 3.729 que trata de Termo de Cooperação Institucional e Educacional entre a prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. Na prática, o projeto de lei – que recebeu aprovação -  - prevê que a prefeitura passe a utilizar as dependências físicas do Senai no Bairro Joviva, que terá suas atividades suspensas a partir de 2020.

No local, a secretaria de Educação anunciou que deverá instalar o ‘Projeto Escola Inovadora’, para alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Embora os vereadores tenham sido unânimes ao comentar que o Projeto Escola Inovadora deverá ser positivo, alguns deles questionaram o fato de o projeto de ter chego à Casa Legislativa em “Regime de Urgência’, fator determinante para que o mesmo entrasse em pauta neste bloco de sessões.

A presidente Disnéia De Marco ressaltou que o projeto chegou a Câmara na tarde de terça-feira (5) e, que não houve tempo hábil para que os vereadores o avaliassem. Ela também questionou a falta de dados sobre o impacto financeiro que o projeto traria no orçamento da prefeitura já que, o município irá pagar um valor mensal de aluguel da estrutura.  “Questionamos ainda quais medidas estão sendo adotadas pela prefeitura para que as demais escolas venham a ter uma estrutura tão boa quanto a nova? disse a presidente.

Embora alguns vereadores tenham sido contrários ao Regime de Urgência – que acabou sendo aprovado pela maioria – todos os vereadores foram favoráveis ao projeto. Segundo a secretaria de Educação, as aulas no local devem começar já no início do ano letivo de 2020.

07-11-19