Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Dom Mário Marquez recebe Título de Cidadão Benemérito de Joaçaba

Publicado em 06/12/2018 às 13:59 - Atualizado em 06/12/2018 às 15:48

 

 

A noite de quarta-feira (05) foi especial na vida de Dom Frei Mário Marquez OFMCap, Bispo da Diocese de Joaçaba/SC. Em uma Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores e com plenário lotado, Dom Mário recebeu o Título de Cidadão Benemérito de Joaçaba, uma das principais honrarias concedidas pela Casa Legislativa.

 

A sugestão do nome de Dom Mário foi proposta pelo presidente da Câmara, Almir Pastori e teve a aprovação por unanimidade. Além de todos os vereadores, vice-prefeito Jucelino Ferraz, secretários, autoridades eclesiásticas, civis, militares, amigos e familiares também participaram do Ato Solene. O músico Luiz Fernando Spessatto e o Coral da Unoesc também participaram e deixaram sua homenagem para o Bispo homenageado.

 

De acordo com Dom Mário, receber o Título de Cidadão Benemérito de Joaçaba é uma grande alegria e um compromisso ainda maior com o seu pastoreio. “Estou imensamente feliz e honrado pelo Título que me foi outorgado nesta noite. Agradeço imensamente a Câmara de Vereadores, na pessoa do proponente vereador Almir Pastori e dos demais que aprovaram essa Sessão de Outorga. É um momento muito especial em minha vida e tenho certeza que com este reconhecimento aumenta ainda mais minha dedicação em fazer sempre mais e melhor por toda a Diocese de Joaçaba”, disse.

Ao se referir sobre Dom Mário, o presidente Almir Pastori disse que ele dificilmente recusa algum convite e envolve-se também nas questões de nossa comunidade, integrando, inclusive, a diretoria do teatro.

Que tem incentivado e liderado a realização de eventos ecumênicos como o Louvor Ecumênico os 100 anos de Joaçaba e a homenagem aos professores. “A vinda do Reverendíssimo a nossa Diocese também possibilitou o início dos encaminhamentos necessários para a beatificação de Frei Bruno cujo processo está em andamento junto ao Vaticano. Quarto (4º) Bispo a ocupar a coordenar a nossa Diocese, posso aqui, de forma muito segura, afirmar que Dom Mário é uma unanimidade, admirado por todos os que o conhecem”.   

 

                                                                        Sobre a Diocese de Joaçaba

 

A Diocese de Joaçaba foi erigida em 12 de junho de 1975, pelo decreto Quo Aptius, emanado pela autoridade do Papa Paulo VI. Tem como padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus e atua em uma área de jurisdição que abrange 25 paróquias em 31 municípios. São eles: Abdon Batista, Água Doce, Alto Bela Vista, Arabutã, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Concórdia, Erval Velho, Herval d'Oeste, Ibiam, Ibicaré, Ipira, Irani, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis, Lindóia do Sul, Luzerna, Monte Carlo, Ouro, Passos Maia, Peritiba, Piratuba, Ponte Serrada, Presidente Castelo Branco, Tangará, Vargem, Vargem Bonita e Zortéa.

Possui diversos movimentos e pastorais que colaboram com a Ação Evangelizadora da Igreja Particular de Joaçaba. Entre elas, Pastoral da Criança, da Pessoa Idosa, da Juventude, da Sobriedade, Carcerária, da Saúde, Familiar, da Comunicação, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Mães que Oram pelos Filhos, Encontro de Casais com Cristo, Renovação Carismática Católica, Terço dos Homens e a Catequese, entre outros.

Fonte: Angelo Radavelli e Adriana Panizzi

06-12-18


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Parlamentares Relacionados