Favretto propõe ampliação do debate sobre a formação de associações para o interior

Publicado em 30/10/2018 às 17:11 - Atualizado em 30/10/2018 às 17:11

Ainda repercute na Câmara um assunto já abordado diversas vezes durante este ano que é a proposta da prefeitura de Joaçaba de constituir associação(ões) de agricultores, de forma que eles mesmos possam administrar os serviços nas propriedades, com a disponibilização de parque de máquinas por parte da prefeitura.

Desta vez o assunto foi abordado pelo vereador Sergio Favretto, membro da Comissão Permanente de Agricultura da Câmara. Ele ressaltou que a prefeitura está avaliando esta possibilidade de formar associações após orientação do Ministério Público sobre a necessidade de rever o valor cobrado pela realização dos serviços nas propriedades.

“Não estamos certos de que tal medida traria resultados positivos e, para que o Poder Legislativo não seja mais uma vez pego de surpresa, tendo que votar um projeto polêmico, melhor seria buscar a opinião dos agricultores, do Sindicato Rural e do próprio Conselho Municipal de Agricultura. Entendo que a observação do Ministério Público é pertinente, tendo em vista que se os valores ora cobrados estão abaixo do custo dos serviços, estes devem ser reajustados para o equilíbrio das contas públicas. Mas para isso se faz necessário ouvir todas as partes envolvidas, especialmente os agricultores, que são os principais interessados nos serviços”, afirma o vereador.

Outra sugestão feita pelo vereador é para que seja feita uma alteração no organograma da administração com a criação de uma diretoria específica para a agricultura, tendo em vista que a Secretaria de Infraestrutura é muito abrangente, podendo vir a dificultar o trabalho diretamente ligado ao setor agrícola.

30-10-18