Políticas públicas voltadas ao meio ambiente precisam ser mais valorizadas

Publicado em 03/10/2018 às 15:00 - Atualizado em 03/10/2018 às 15:01

Em comum acordo, os vereadores irão encaminhar ofício ao governo do Estado de Santa Catarina e à prefeitura de Joaçaba, sugerindo que sejam ampliados os investimentos no fortalecimento dos Comitês das Bacias Hidrográficas em Santa Catarina. A iniciativa surgiu com a vinda do representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe à sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba de terça-feira (2).

Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, Ricardo Menezes disse que o comitê tem projetos para a revitalização do Rio do Tigre – que nasce e encerra o seu percurso na cidade de Joaçaba – que já existe legislação para amparar as ações, assim como tecnologias mas, não existem recursos.

“Estamos há dois anos sem receber recursos do governo do Estado e também não recebemos o devido apoio por parte do município. Não fosse a universidade (Unoesc) o comitê nem sequer existiria”, lamentou ele que voltou a falar sobre as diversas ações necessárias para a preservação dos recursos hídricos.

Simae: o diretor presidente do Simae, Paulo Cesar Lamin também esteve na tribuna para falar sobre as ações da instituição no âmbito da preservação das nascentes e da qualidade das águas fluviais do município de Joaçaba e da região. Lamin apresentou dados sobre índices de cobertura de água e esgoto, correta utilização da rede coletora de esgoto, combate a perdas de água e demais ações ambientais.

“Busquei trazer informações que possam servir de norte para a tomada de decisão dos vereadores em relação ao futuro e a sustentabilidade do município e da região”, afirmou ele. O Simae – Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto – atende aos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna com o serviço de distribuição de água e esgotamento sanitário.

Chico: o vereador Chico Lopes, que foi quem fez o convite para o uso desta tribuna, disse que é preciso uma união de esforços para que políticas públicas voltadas à preservação dos recursos hídricos sejam mais incentivadas e valorizadas.

03-10-18